sábado, 31 de maio de 2008

Oi gente! Promessa é dívida, e com a educação não se brinca eis nossa proposta no Jornal Folha de Itaqui. Axé a todos e todas!

A LUTA POR UMA UNIVERSIDADE PARA TODOS




Gente o frio fora intenso, mas enfrentamos com determinação nossos propósitos de dar encaminhamento a proposta de um curso pré-vestibular com acesso as pessoas menos favorecidas do Município de Itaqui. A comitiva composta pela Jornalista e Yalorixá Claudete de Sapatá, pelo Geógrafo Jorge Augusto Araujo da UFRGS, pelo aluno do CEUE da UFGRS, por Jaqueline Coordenadora do Movimento Estudantil da Universidade Federal Unipampa de Itaqui, e por mim Baba Alexandre de Xangô Agandju Ibeijs, onde estivemos na Câmera Municipal de Vereadores sendo ouvidos pelos interessados por esta proposta inovadora. A adesão da Secretaria Municipal de Educação e do interesse das Universidades locais, reforçaram a necessidade do acolhimento a esta proposta. Abri minha fala, saudando Ogun, já que era quinta feira, Orixá de Clara e dos Caminhos a serem conquistados. Foi um sucesso. E óbvio, depois de todo esse empenho, fui ao rio Uruguai conhecê-lo e conversar com Oxum e Ibeijs. Foi emocionante para mim e quem pode estar presente. Um beijo muito carinhoso para os filhos do Professor Jorge Augusto o menininho Joshua de 8 anos e a menininha Aicha de 5 aninhos. Uns amores de crianças. Me acompanharam o tempo inteiro. Não podia ser diferente não é mesmo? Bom deixo a reportagem que saiu no jornal da Cidade que registrou toda essa trajetória de luta pela educação popular. Axé a todos e todas.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Mãe África no Largo Zumbi dos Palmares




Mãe Maria de Oxum, Eliane do IAFRA, Pai Áureo do Ogum: Boas Vindas a Delegação Africana de Moçambique na Capital Gaúcha. 25 de Maio, há 36 anos atrás a quebra das correntes Libertavam a África, após lutas e lutas pela emancipação do Domínio Europeu.
Emoção: Eu, Mestre Chico e Esposa











Axé a todos e todas!




Estou aqui tentando me recuperar dos sentimentos de alegria e integração humanística que me fora proporcionado pela Feira de Trocas Escambo. A Associação Clara Nunes esteve participando ativamente com a presença dos voluntários: Elisabete Moreira( Grupo de Mães), Thyago Charmes ( Administrativo), Cleusa da Oxum ( filha do Ilê), Everton Barbosa - Fofo do Cavaco (Coordenador das Oficinas de Percussão do Projeto Olá Sì Bó) e as Crianças Lauryne, Matheus e Fab. Foi uma muvuca! ( no sentido alegre e festivo, nunca pejorativo desta palavra de origem Africana). Interagimos com todo Movimento Negro Organizado, fazendo novos amigos também. Na reunião que houve no Museu Joaquim Felizardo, no bairro Cidade Baixa, a convite da Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura, eu era o único Babalorixá ali presente e fora sugerido pela Coordenação da Feira Escambo, uma Mística de Abertura com os Babalorixás para dar um Axé pro Evento. Achei válido e sugeri uma comissão de religiosos da pesada. Digo da pesada, quando falo de ancestralidade. Liguei na hora convidando uma doçura de Mãe de Santo que é a Mãe Maria de Oxum, que tem oitenta e poucos anos de luta pela religião, citei Mãe Carmen de Oxalá, Pai Aúreo de Ogum, Mãe Vera de Oyá, Babá Diba de Yemanjá, Mãe Norinha de Oxalá, Mãe Gina de Bará, Paulete da Oxum entre outros que tem uma atuação de defesa da nossa religiosidade. Porque nessa hora, aparece um monte de gente só querendo fazer uma média e não está na construção do processo de visibilidade e respeitabilidade da nossa religião. O resultado foi lindo, de chorar a benção registrada pela imprensa onde Mãe Maria recebe a Comitiva da Mãe África. Impossível não lembrar de Clara Nunes quando mais de 20 Prefeitos, Chefes de Estados e Autoridades, vindos diretamente de Moçambique visitar os Afrodescendentes da cidade de Porto Alegre, adentraram com toda aquela generosidade diplomática de intercâmbio cultural. Gente, foi uma volta de 360° de pura energia, quem não foi perdeu no mínimo uma oportunidade de ser acarinhado e de beber na taça da Poesia do meu amigo Mestre Chico de Xangô que magnetizou a todos, uma pessoa que nutro todo meu respeito, carinho e admiração. Tem mais novidades do escambo, mas essas deixarei para amanhã tá, curtam essas fotos...Modupé! Baba Alexandre Gabriel de Xangô

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Clara Nunes 'Feira de Mangaio'




Fumo de rolo arreio e cangalha
Eu tenho pra vender, quem quer comprar
Bolo de milho broa e cocada
Eu tenho pra vender, quem quer comprar
Pé de moleque, alecrim, canela
Moleque sai daqui me deixa trabalhar
E Zé saiu correndo pra feira de pássaros
E foi passo-voando pra todo lugar

Tinha uma vendinha no canto da rua
Onde o mangaieiro ia se animar
Tomar uma bicada com lambu assado
E olhar pra Maria do Joá (2x)

Cabresto de cavalo e rabichola
Eu tenho pra vender, quem quer comprar
Farinha rapadura e graviola
Eu tenho pra vender, quem quer comprar
Pavio de cadeeiro panela de barro
Menino vou me embora
Tenho que voltar
Xaxar o meu roçado
Que nem boi de carro
Alpargata de arrasto não quer me levar

Porque tem um Sanfoneiro no canto da rua
Fazendo floreio pra gente dançar
Tem Zefa de purcina fazendo renda
E o ronco do fole sem parar (2x)

Eiii forró da mulestia..

Mais é que tem um Sanfoneiro no canto da rua
Fazendo floreio pra gente dançar
Tem Zefa de purcina fazendo renda
E o ronco do fole sem parar

Eitaa Sanfoneiro da gota serena...