sexta-feira, 1 de agosto de 2008

“ÒSANY`N SÁ RU’ WÉ, DÁ YI SÁ RU ‘ WÉ, DÁ YI SÁ RU ‘ WÉ, DÁ YI SÁ RU ‘ WÉ"



Tradução do canto ancestral na matriz Africana do Rio Grande do Sul:
"Ossãe corre e leva as ervas encantadas, transforme, corre e leva as ervas"

Na construção do Processo De Inclusão Das Comunidades Tradicionais De Terreiro, A Ceppir Do Grupo Hospitalar Conceição E A Associação Clara Nunes – Ile Salah Aba Ireti Agandju Ibeijs Olá Sì Bo Promovem Através Desta Jornada De Ancestralidade, Que Acontecerá Dentro Do Território De Um Terreiro Com Projeto Social, A Compreensão Das Práticas DE Comunidades Tradicionais ADOTADAS PELA Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, DE 17 de Outubro de 2003, E RECONHECIDAS Pelo Decreto 6.040, De 07 De Fevereiro De 2007, Que Institui A Política Nacional De Sustentabilidade De Povos E Comunidades Tradicionais. SomaM--Se, Ao Decreto Supracitado, As Diretrizes DE Políticas Afirmativas Para A Materialização De Ações Reparatórias. ações que Lembram As Lutas Históricas Desencadeadas No Atual Processo De Reconhecimento DE Significativa Contribuição Cultural, Econômica E Cidadã De Nações Oriundas Do Continente Africano em solo brasileiro. após o processo de diáspora a Cosmovisão e os valores civilizatórios do povo negro são Preservados Culturalmente Dentro destes espaços de resistência denominados de Terreiros, YLÊS, ILÊS E CASAS DE REZA.
A Relação dAS comunidades tradicionais COM AS ComunidadeS DO ENTORNO e todos os setores da sociedade, que através do culto aos antepassados E O PERTENCIMENTO INTEGRADO COM A natureza, ESTIMULAm A preservação DA BIOTA. POR CONSEGUINTE TAIS REFLEXÕES BALIZADAS NUMA PERSPECTIVA MATERIAL/IMATERIAL UTILIZAM--SE DA ORALIDADE PARA A MANUTENÇÃO DO ESPAÇO VIVIDO, RESULTANDO NO RESGATE E PRESERVAÇÃO dAS ervas para a Saúde De Todos Que Dela Precisarem.
A historicidade, a problematização e a construção de soluções são os objetivos desta jornada. evento que INSTIGARÁ A Mediação E Interpretações Deste Conjunto De Ações Envolvendo A Prática Da Oportunidade De Políticas Públicas Da Fitoterapia Como Alternativa Na Prevenção De Doenças, comuns Nas Comunidades Tradicionais De Terreiro.
Os aspectos Medicinais Contemporâneos estarão contribuindo com valores Mitológicos, Ancestrais E Suas Relações Sócio-culturais como forma de valorização dessas ações. Até o presente momento não hÁ investimentoS qualitativoS que visibilizasseM essas micro-ações que trabalham o pertencimento, ficando a margem da gestão Pública EM Saúde. Essa interação reflexiva visa (Re) visitar E (Re) significar a natureza DAs ReLações humanas, ASSOCIADAS À Educação AmbientaL E A Qualidade De Vida nestas comunidades. A vulnerabilidade Social, econômica e alimentar, associados ao difícil acesso e os enfrentamentos, enquanto Comunidade Tradicional de Terreiro, Não Impediu Que A Associação Clara Nunes EXECUTASSE A IdentificaÇÃO E CatalogaÇÃO, ACOMPANHADA DAS crianças do Projeto Olá Sì Bo (da língua Yorubá-“abra-se a riqueza em abundância”), de Mais De 60 Espécies De Plantas Ornamentais E Medicinais. TAIS PRÁTICAS PERMITIRAM UM ENTRELAÇAMENTO, Através Da Rede De Parceiros, SubsIdiANDO A MultiplicaÇÃO DAS Ações Cidadãs a que esse relevante projeto se propõe.
ALIADAS A ESTAS REFLEXÕES Pretendemos Caminhar, COM A Comunidade DO ENTORNO Para AlicerçaR Mecanismos De Qualificação Na Área Da Saúde Das Comunidades Tradicionais, Trabalhando Com As OITO Metas Do Milênio, SENDO ESTAS:
· Acabar Com A Fome E A Miséria;
· Educação Básica De Qualidade Para Todos;
· Igualdade Entre Sexos E Valorização Da Mulher;
· Reduzir A Mortalidade Infantil;
· Melhorar A Saúde Das Gestantes;
· Combater A Aids, A Malária E Outras Doenças;
· Qualidade De Vida E Respeito Ao Meio Ambiente;
· Todo Mundo Trabalhando Para O Desenvolvimento.
Baba Alexandre de Xangô Agandju Ibeijs

ps.:
Nestes 25 anos sem Clara Nunes, poder vislumbrar a trajetória de cidadania de uma Organização Não-governamental, que tem na religiosidade e cultura negra transmitida pela artista, os referenciais de acolhimento nas ações propostas. Sem dúvidas, neste ano regido por Xangô, passa ser nesse espaço sagrado um sinal de justiça com eqüidade social.
axé a todas e todos.