sábado, 23 de agosto de 2008

JORNADA ANCESTRAL - Realizada em 12.Agosto.2008


Aparentente, aquele era para ser um dia como outro qualquer. Embora o receptividade do dia tenha sido com água e mais água que as nuvens tratavam de descarregar, a realização da Primeira Jornada Ancestral promovida pela Associação Clara Nunes não abalou-se por este fenômeno e registrou um grande marco para história da Organização, recebendo, de braços abertos, um público fiel e interessado na busca pelo Poder das Ervas que, por longos anos, foi salvação para muitos enfermos e para aqueles que queriam inteirar-se com os efeitos medicinais que a natureza poderia nos proporcionar.

Esse uso das ervas é a grande preocupação das Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e, foi o grande resgate no 12º dia do mês de agosto do ano de 2008. Uma terça-feira que despertava ao som de trovoadas e muita, mas muita chuva. Um inicio de dia em que esperávamos a aurora, mais parecia sinais do crepúsculo.

Quando parecia que tudo iria derramar-se junto da água que, ferozmente, caía do céu, tivemos uma linda luz solar que logo tratou de fazer com que os pássaros cantassem e que gotas d'água escorressem pelos verdes que seriam homenageados naquele dia pleno.

Assim foi o começo daquele dia no qual tivemos a presença de pessoas ilustres que foram agraciadas com a frase 'Kosi Ewé Kosi Orisà' [Sem Folha Não Há Orixá].

As pautas foram iniciadas por Baba Xandéko de Xangô [Alexandre Gabriel - Presidente da Associação Clara Nunes]; Yá Dê do Ogum [Yalossãe - Guardiã das Plantas do Terreiro]; Yá Claudete de Sapatá [Jornalista]; Rubem da Silva [Representante Usuário do SUS da Ceppir/Grupo Hospitalar Conceição]; Clauber Fonseca da Silva [Educador Popular]; Jacqueline Jacques [Grupo Maricá - NUFO]; Jorge Augusto Lemos Araújo [Coord. Educação do Projeto Olà Sì Bò - Abre-se a Riqueza]; Ana do Carmo Honorato [ Coord. Representante da Gestão - Ceppir/GHC].

  • Foram feitas abordagens históricas do Projeto Olà Sì Bò e sua relação com a comunidade;
  • Relação Ancestral de Nossas Plantas e a Segurança Alimentar;
  • A comunicação e a transmissão do conhecimento tradicional;
  • Memória genética ancestral na Matriz Africana e as influências contemporâneas.

MOMENTOS MARCANTES:

Impossível não destacar momentos mais que especiais que abrilhantaram mais ainda aquelas horas de trocas de conhecimentos e sabedorias ancestrais. Vamos à eles:

  • A grande presença de Mara Lane [Coord. Comitê Técnico Saúde da População Negra do Grupo Hospitalar Conceição] trouxe o indispensável conhecimento de uma doença hereditária mais comum na população negra: a Anemia Falciforme ::: Para detalhes, ver link http://pt.wikipedia.org/wiki/Anemia_falciforme
  • O almoço restaurador dos corpos que unificou todos os presentes num só "Momento Restaurante", em que podemos saborear a maravilhosa feijoada feita das mãos calejadas e repletas de amor de Yá Dê do Ogum.
  • As homenagens à Guerreira Clara Nunes com o Grupo Olà Sì Bò, Gisele Rodrigues, ao Video All sobre os Primeiros Passos da Associação Clara Nunes e dos projetos.
  • E, talvez o momento mais sublime daquela jornada, um Sarau Poético com o ator Jairo Klein, recitando Fernando Pessoa e ditando, para a emoção de todos que ali estavam, "Clara Nunes do Brasil" [frases vibrantes do poeta Alexandre Gabriel].
  • A jornada encerrou com uma corrente enérgica da união das mãos quentes e fortes dos presentes, em um só agradecimento por tudo aquilo que esteve acontecendo.

Aparentemente, aquele era para ser um dia como outro qualquer. Mas não foi. A chuva que antes amedrontava, teve seu real significado: durante dias de trabalho, de noites sem pregarem os olhos e de total responsabilidade, o trabalho Grupal e Árduo da Associação Clara Nunes foi lavado e abençoado por aquelas águas que, inicialmente trouxeram medo, mas que nos fez entender que o mal todo havia ido pelos boeiros e que Ossaim, Orixá das Folhas sagradas, conhece o segredo de todas elas, e estava ali, para verossimilhar todo o trabalho feito, por TODOS.


Axé!!!

E até a próxima Jornada Ancestral!


Luis Thiago Nascimento

(P.S.: As fotos e videos estão sendo preparados. Aguardem.).

Um comentário:

Unknown disse...

Antes de mais nada, Axé! Obrigada pela menção do meu nome, apesar de físicamente não estar presente,porém dois grandes filhos e Orixás da minha casa estavam: Jorge e Clauber que tenho certeza nos representaram bravamente, apesar do toró que me impediu a locomoção até o espaço do Ylê. Com certeza Sapatá Toqui Taió se fez presente com eles e por todos! Um beijo na alma de todos e todas! Klau de Sapatá, Axé!!!!!!!!!!!!